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- Alinhar as Orientações Gerais, Proposta e Pilares da Formação Continuada em Serviço do
Programa Educar pra Valer 2025, reforçando a co-responsabilidade do coordenador pedagógico
e seu papel de liderança na melhoria da qualidade da educação pública em sua rede.
- Refletir sobre as práticas diárias do coordenador pedagógico para aprimorar o
acompanhamento educacional.
- Fortalecer e promover práticas antirracistas para o planejamento e desenvolvimento de
atividades pedagógicas em sala de aula.
- Aprimorar as competências e habilidades do coordenador pedagógico para atuar de forma
eficaz na promoção da qualidade educacional, destacando a relevância do acompanhamento
pedagógico na sala de aula e contribuindo para o fortalecimento do planejamento docente.
– Compartilhamento de boas experiências da coordenação pedagógica escolar, relacionando-as às
formações de coordenadores participadas em 2024 com o Programa Educar pra Valer.
– Socialização das Propostas de formação continuada em serviço do Programa EpV e o do Programa
de Formação para Coordenadores Pedagógicos e Professores em 2025.
– Orientações Gerais do Programa EpV.
– Apresentação dos pilares da boa docência/elementos da boa aula, com estudo teórico prático a
partir de uma vivência pedagógica.
– Roda de conversa para reflexão do papel formativo e integrador de processos do coordenador
pedagógico.
– Oficina pedagógica: Construção da rotina/agenda diária do coordenador pedagógico.
– Discussão dos elementos e aspectos significativos para o avanço do trabalho de suporte
pedagógico da práxis do professor.
– Estudo teórico prático das habilidades de aprendizagem (estrutura e progressão) e dos perfis de
saída e de leitura para conhecimento e mapeamento das aprendizagens e as prioridades de
acompanhamento pedagógico e intervenções estratégicas da coordenação pedagógica.
– Análise dos resultados das avaliações para reconhecimento de níveis de aprendizagem, definição
de metas e proposição de estratégias de apoio pedagógico aos docentes para a garantia da
alfabetização na idade certa.
– Planejamento de estratégias pedagógicas interventivas para a consolidação das habilidades
básicas e de conhecimento prévio para a qualificação das práticas de ensino.