Clique em inscreva-se, realize o login ou cadastre-se. Na aba painel de inscrição, escolha o curso de seu interesse, e participe.
? Fortalecer o perfil, atribuições e a rotina do gestor escolar para a qualificação da educação pública à
luz da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor.
? Dialogar sobre as Orientações Gerais e a Proposta de Formação Continuada em Serviço do Programa
Educar pra Valer 2025.
? Ampliar os conhecimentos a respeito dos documentos norteadores do fazer docente, como a BNCC,
o Programa de ensino seguido pela rede (estadual ou municipal), o Programa de ensino, o Perfil de
saída e o Perfil do leitor propostos pelo Programa EpV.
? Discutir a co-responsabilização do gestor escolar para o bom desenvolvimento dos pilares da boa
docência: proposta curricular, material didático estruturado, rotina de sala de aula e avaliação da
aprendizagem.
? Qualificar o olhar e o fazer do diretor escolar para a Gestão do clima, cotidiano e cultura
organizacional da escola, com foco na melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes.
? Valorizar a diversidade étnica e cultural desenvolvendo uma visão mais inclusiva e respeitosa no
contexto escolar.
– Socialização das Propostas de Formação Continuada em Serviço do Programa EpV 2025.
– Exposição dialogada sobre as Orientações Gerais do Programa EpV com foco nos pilares da boa
docência: programa de ensino, rotina de aula, materiais estruturados e avaliação da aprendizagem.
– Estudo teórico prático do Programa de ensino e do Perfil de leitura e do Perfil de Saída e propostos
pelo Programa Educar pra Valer, Matrizes e escalas de referência do Saeb, da destruição das habilidades
por etapa à luz da BNCC e dos documentos norteadores adotados pela Rede.
– Discussão dos resultados da avaliação de aprendizagem da Rede, como ponto de partida para as ações
da gestão escolar e a organização da escola.
– Atividade em grupos: Construção e vivência dos momentos/rotina para as aulas de Língua Portuguesa
e Matemática, com apoio dos materiais propostos pelo EpV ou adotados pela rede.